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PROFESSORAS PEDAGOGAS:
CINTIA F. CARVALHO
NERCI DE SOUZA FÁBRIS


Compete à equipe pedagógica:
I.coordenar a elaboração coletiva e acompanhar a efetivação do Projeto Político-Pedagógico e do Plano de Ação do estabelecimento de ensino;
II.orientar a comunidade escolar na construção de um processo pedagógico, em uma perspectiva democrática;
III.participar e intervir, junto à direção, na organização do trabalho pedagógico escolar, no sentido de realizar a função social e a especificidade da educação escolar;
IV.coordenar a construção coletiva e a efetivação da proposta pedagógica curricular do estabelecimento de ensino, a partir das políticas educacionais da SEED e das Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais;
V.orientar o processo de elaboração dos Planos de Trabalho Docente junto ao coletivo de professores do estabelecimento de ensino;
VI.acompanhar o trabalho docente, quanto às reposições de horas aula aos discentes;
VII.promover e coordenar reuniões pedagógicas e grupos de estudo para reflexão e aprofundamento de temas relativos ao trabalho pedagógico visando à elaboração de propostas de intervenção para a qualidade de ensino para todos;
VIII.participar da elaboração de projetos de formação continuada dos profissionais do estabelecimento de ensino, que tenham como finalidade a realização e o aprimoramento do trabalho pedagógico escolar;
IX.organizar, junto à direção da escola, a realização dos Pré- Conselhos e dos Conselhos de Classe, de forma a garantir um processo coletivo de reflexão-ação sobre o trabalho pedagógico desenvolvido no estabelecimento de ensino;
X.coordenar a elaboração e acompanhar a efetivação de propostas de intervenção decorrentes das decisões do Conselho de Classe;
XI.subsidiar o aprimoramento teórico-metodológico do coletivo de professores do estabelecimento de ensino, promovendo estudos sistemáticos, trocas de experiência, debates e oficinas pedagógicas;
XII.organizar a hora-atividade dos professores do estabelecimento de ensino, de maneira a garantir que esse espaço-tempo seja de efetivo trabalho pedagógico;
XIII.proceder à análise dos dados do aproveitamento escolar de forma a desencadear um processo de reflexão sobre esses dados, junto à comunidade escolar, com vistas a promover a aprendizagem de todos os alunos;
XIV.coordenar o processo coletivo de elaboração e aprimoramento do Regimento Escolar, garantindo a participação democrática de toda a comunidade escolar;
XV.participar do Conselho Escolar, quando representante do seu segmento, subsidiando teórica e metodologicamente as discussões e reflexões acerca da organização e efetivação do trabalho pedagógico escolar;
XVI.coordenar a elaboração de critérios para aquisição, empréstimo e seleção de materiais, equipamentos e/ou livros de uso didático-pedagógico, a partir do Projeto Político-Pedagógico do estabelecimento de ensino;
XVII.participar da organização pedagógica da biblioteca do estabelecimento de ensino, assim como do processo de aquisição de livros, revistas, fomentando ações e projetos de incentivo à leitura;
XVIII.acompanhar as atividades desenvolvidas no Laboratório de Informática;
XIX.propiciar o desenvolvimento da representatividade dos alunos e de sua participação nos diversos momentos e Órgãos Colegiados da escola;
XX.coordenar o processo democrático de representação docente de cada turma;
XXI.colaborar com a direção na distribuição das aulas, conforme orientação da SEED;
XXII.coordenar, junto à direção, o processo de distribuição de aulas e disciplinas, a partir de critérios legais, didático-pedagógicos e do Projeto Político- Pedagógico do estabelecimento de ensino;
XXIII.acompanhar os estagiários das instituições de ensino superior quanto às atividades a serem desenvolvidas no estabelecimento de ensino;
XXIV.acompanhar o desenvolvimento do Programa Nacional de Valorização dos Trabalhadores em Educação – Profuncionário, tanto na organização do curso, quanto no acompanhamento da Prática Profissional Supervisionada dos funcionários cursistas da escola e/ou de outras unidades escolares;
XXV.promover a construção de estratégias pedagógicas de superação de todas as formas de discriminação, preconceito e exclusão social;
XXVI.coordenar a análise de projetos a serem inseridos no Projeto Político-Pedagógico do estabelecimento de ensino; XXVII.acompanhar o processo de avaliação institucional do estabelecimento de ensino;
XXVIII.participar na elaboração do Regulamento de uso dos espaços pedagógicos;
XXIX.orientar, coordenar e acompanhar a efetivação de procedimentos didático-pedagógicos referentes à avaliação processual e aos processos de classificação, reclassificação, aproveitamento de estudos, adaptação e progressão parcial, conforme legislação em vigor;
XXX.organizar as reposições de aulas, acompanhando junto à direção as reposições de dias, horas e conteúdos aos discentes; XXXI.orientar, acompanhar e visar periodicamente os Livros de Registro de Classe;
XXXII.organizar registros de acompanhamento da vida escolar do aluno;
XXXIII. organizar registros para o acompanhamento da prática pedagógica dos profissionais do estabelecimento de ensino; XXXIV. solicitar autorização dos pais ou responsáveis para realização da Avaliação Educacional do Contexto Escolar, a fim de identificar possíveis necessidades educacionais especiais;
XXXV. coordenar e acompanhar o processo de Avaliação Educacional no Contexto Escolar, para os alunos com dificuldades acentuadas de aprendizagem, visando encaminhamento aos serviços e apoios especializados da Educação Especial, se necessário;
XXXVI. acompanhar os aspectos de sociabilização e aprendizagem dos alunos, realizando contato com a família com o intuito de promover ações para o seu desenvolvimento integral;
XXXVII. acompanhar a freqüência escolar dos alunos, contatando as famílias e encaminhando-os aos órgãos competentes, quando necessário;
XXXVIII. acionar serviços de proteção à criança e ao adolescente, sempre que houver necessidade de encaminhamentos; XXXIX. orientar e acompanhar o desenvolvimento escolar dos alunos com necessidades educativas especiais, nos aspectos pedagógicos, adaptações físicas e curriculares e no processo de inclusão na escola;
XL.manter contato com os professores dos serviços e apoios especializados de alunos com necessidades educacionais especiais, para intercâmbio de informações e trocas de experiências, visando à articulação do trabalho pedagógico entre Educação Especial e ensino regular;
XLI.assegurar a realização do processo de avaliação institucional do estabelecimento de ensino;
XLII.manter e promover relacionamento cooperativo de trabalho com colegas, alunos, pais e demais segmentos da comunidade escolar;
XLIII.zelar pelo sigilo de informações pessoais de alunos, professores, funcionários e famílias;
XLIV.elaborar seu Plano de Ação;
XLV.cumprir e fazer cumprir o disposto no Regimento Escolar.


PLANO DE AÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA


1- OBJETIVOS


  • Organizar o trabalho pedagógico escolar

  • Trabalhar com o corpo docente e discente identificando as condições para melhorar a qualidade de ensino.

  • Construir e reformular o Projeto Político Pedagógico da escola.

  • Proporcionar aos professores condições propícias de motivação no trabalho.

  • Desenvolver a construção de uma escola pública de qualidade para todos.

  • Incentivar os professores de maneira que vejam com olhar positivo o ambiente de trabalho.

  • Propiciar o desenvolvimento de uma educação de caráter transformador da sociedade.

  • Valorizar o trabalho do professor incentivando-o a trabalhar com criatividade e paixão.

  • Democratizar as relações de poder no interior da escola.

  • Valorizar a participação da comunidade escolar no processo de tomada de decisões coletivas e na construção do Projeto Político Pedagógico.

  • Coordenar a construção coletiva e a efetivação da proposta curricular da escola.


2- PRINCÍPIOS ORIENTADORES

O papel do professor pedagogo é o de conduzir o trabalho pedagógico da escola conforme as necessidades e expectativas dos educandos que atende, sendo fundamental que a escola realize seu trabalho com qualidade, cumprindo sua função e seu compromisso social no desenvolvimento de ações que visem superar todas as dificuldades.

O professor pedagogo é um profissional que lida com fatos, estruturas, contexto e situações referentes à pratica educativa em suas várias modalidades e manifestações. A função do pedagogo está relacionada a todas as atividades de aprendizagem e de desenvolvimento humano, seja em crianças, jovens, adultos e funcionários, etc. Todo trabalho educativo deve estar em consonância com o perfil da escola, a qual deve estar preparada para acompanhar a evolução do conhecimento e o professor pedagogo tem papel fundamental no decorrer do processo educacional. Um plano de ação pedagógica bem estruturado tem grandes chances de sucesso no desenvolvimento do ensino-aprendizagem.

A equipe pedagógica acompanhará o processo de ensino atuando junto aos alunos, professores e pais, no sentido de analisar os resultados da aprendizagem, visando a sua melhoria.


3- AÇÃO

  • Dinâmicas para levantar a auto estima do professor e aluno.

  • Palestras na escola.

  • Auxiliar os professores no desenvolvimento dos projetos e execução dos mesmos.

  • Ajudar a organizar as aulas cívicas e murais.

  • Reuniões pedagógicas.

  • Reuniões com os pais.

  • Elaborar textos para os professores.

  • Termo de compromisso dos pais .

  • Coordenar a escolha dos representantes de turma bem como esclarecer o papel do representante na sala de aula e na escola.

  • Trabalho com os pais dos alunos.

  • Trabalhar com o regulamento da escola (ECA, diretores e deveres dos alunos).

  • Troca de materiais pedagógicos e experiências entre professores, nas horas atividades.

  • Orientação individual com os alunos.

  • Participação das atividades que devem ser desenvolvidas de acordo com orientações conforme materiais e sugestões recebidas.

  • Avaliar os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem e se necessário encaminhar para sala de recursos, ou sala de apoio.

  • Auxiliar os professores fornecendo materiais e sugestões de novas metodologias nas horas atividades, para tornar o estudo mais dinâmico e produtivo.

  • Organização da Feira de Ciências.

  • Orientar e subsidiar professores e alunos na adequação de suas ações as novas propostas educacionais.

  • Participação ativa dos pais, do Conselho Escolar, pessoas da comunidade e representante do Grêmio Estudantil nas atividades desenvolvidas pela escola.

  • Reuniões com o Grêmio Estudantil para planejar as atividades durante o ano.

  • Eleição dos novos membros do Grêmio para a próxima gestão.

  • Organizar os pré-conselhos e o Conselho de Classe.


4- DETALHAMENTO

O plano de ação contará com a participação de todos os alunos, direção, professores, funcionários e comunidade, objetivando aprimorar a capacidade de integração da escola.

Hoje, mais do que nunca, o professor pedagogo, torna-se imprescindível no conjunto das ações educativas, que assume a função de acolher e orientar o educando para que tome consciência da realidade que o envolve para crescer como cidadão, consciente de seus deveres e responsável pelo seus atos.

É necessário criar condições para que os professores sintam-se mais criativos e confiantes em seu potencial, elevando a sua auto estima, oferecendo-lhes oportunidades de crescimento fazendo de seu trabalho um local onde sintam-se bem e desempenhem suas atividades com prazer e dinamismo, levando-os a repensar e valorizar o seu trabalho, reconhecendo a importância de se “fazer bem feito”, de se fazer grande com paixão.



5 - CONDIÇÕES


Humanas:

  • Direção

  • Aux. Administrativos

  • Professores

  • Alunos

  • Funcionários

  • Comunidade em geral


Físicas:

  • Laboratório de Informática

  • Biblioteca

  • Quadra de Esportes

  • Escola

  • Outros espaços da comunidade, quando necessário.

  • Material:

  • Vídeo

  • DVD

  • Retro-projetor

  • Rádio

  • Apoio:

  • Sec. Mun. Saúde

  • Sec. Mun. Educação

  • Conselho Tutelar

  • APMF

  • Conselho Escolar

  • Sec. Meio Ambiente

  • Outros



Didáticas:

  • Livros

  • Mapas

  • Cartazes

  • Mural

  • Slides

  • Revistas

  • Jornais

  • Jogos educativos

  • Outros


6- RESPONSÁVEL


As responsáveis por este plano de ação são as professoras pedagogas da Escola Estadual Profª Maria Ignácia contando com a colaboração da direção, APMF, Conselho Escolar, docentes, discentes e funcionários.

7- CRONOGRAMA


Será desenvolvido durante o ano letivo:

  • No cotidiano escolar, no decorrer das atividades diárias

  • Nas reuniões do Conselho de Classe

  • Nas reuniões por disciplinas

  • Nas reuniões com os pais

  • Trabalhos com os alunos.




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