PROFESSORAS PEDAGOGAS: CINTIA F. CARVALHO NERCI DE SOUZA FÁBRIS Compete à equipe pedagógica: I.coordenar a elaboração coletiva e acompanhar a efetivação do Projeto Político-Pedagógico e do Plano de Ação do estabelecimento de ensino; II.orientar a comunidade escolar na construção de um processo pedagógico, em uma perspectiva democrática; III.participar e intervir, junto à direção, na organização do trabalho pedagógico escolar, no sentido de realizar a função social e a especificidade da educação escolar; IV.coordenar a construção coletiva e a efetivação da proposta pedagógica curricular do estabelecimento de ensino, a partir das políticas educacionais da SEED e das Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais; V.orientar o processo de elaboração dos Planos de Trabalho Docente junto ao coletivo de professores do estabelecimento de ensino; VI.acompanhar o trabalho docente, quanto às reposições de horas aula aos discentes; VII.promover e coordenar reuniões pedagógicas e grupos de estudo para reflexão e aprofundamento de temas relativos ao trabalho pedagógico visando à elaboração de propostas de intervenção para a qualidade de ensino para todos; VIII.participar da elaboração de projetos de formação continuada dos profissionais do estabelecimento de ensino, que tenham como finalidade a realização e o aprimoramento do trabalho pedagógico escolar; IX.organizar, junto à direção da escola, a realização dos Pré- Conselhos e dos Conselhos de Classe, de forma a garantir um processo coletivo de reflexão-ação sobre o trabalho pedagógico desenvolvido no estabelecimento de ensino; X.coordenar a elaboração e acompanhar a efetivação de propostas de intervenção decorrentes das decisões do Conselho de Classe; XI.subsidiar o aprimoramento teórico-metodológico do coletivo de professores do estabelecimento de ensino, promovendo estudos sistemáticos, trocas de experiência, debates e oficinas pedagógicas; XII.organizar a hora-atividade dos professores do estabelecimento de ensino, de maneira a garantir que esse espaço-tempo seja de efetivo trabalho pedagógico; XIII.proceder à análise dos dados do aproveitamento escolar de forma a desencadear um processo de reflexão sobre esses dados, junto à comunidade escolar, com vistas a promover a aprendizagem de todos os alunos; XIV.coordenar o processo coletivo de elaboração e aprimoramento do Regimento Escolar, garantindo a participação democrática de toda a comunidade escolar; XV.participar do Conselho Escolar, quando representante do seu segmento, subsidiando teórica e metodologicamente as discussões e reflexões acerca da organização e efetivação do trabalho pedagógico escolar; XVI.coordenar a elaboração de critérios para aquisição, empréstimo e seleção de materiais, equipamentos e/ou livros de uso didático-pedagógico, a partir do Projeto Político-Pedagógico do estabelecimento de ensino; XVII.participar da organização pedagógica da biblioteca do estabelecimento de ensino, assim como do processo de aquisição de livros, revistas, fomentando ações e projetos de incentivo à leitura; XVIII.acompanhar as atividades desenvolvidas no Laboratório de Informática; XIX.propiciar o desenvolvimento da representatividade dos alunos e de sua participação nos diversos momentos e Órgãos Colegiados da escola; XX.coordenar o processo democrático de representação docente de cada turma; XXI.colaborar com a direção na distribuição das aulas, conforme orientação da SEED; XXII.coordenar, junto à direção, o processo de distribuição de aulas e disciplinas, a partir de critérios legais, didático-pedagógicos e do Projeto Político- Pedagógico do estabelecimento de ensino; XXIII.acompanhar os estagiários das instituições de ensino superior quanto às atividades a serem desenvolvidas no estabelecimento de ensino; XXIV.acompanhar o desenvolvimento do Programa Nacional de Valorização dos Trabalhadores em Educação – Profuncionário, tanto na organização do curso, quanto no acompanhamento da Prática Profissional Supervisionada dos funcionários cursistas da escola e/ou de outras unidades escolares; XXV.promover a construção de estratégias pedagógicas de superação de todas as formas de discriminação, preconceito e exclusão social; XXVI.coordenar a análise de projetos a serem inseridos no Projeto Político-Pedagógico do estabelecimento de ensino; XXVII.acompanhar o processo de avaliação institucional do estabelecimento de ensino; XXVIII.participar na elaboração do Regulamento de uso dos espaços pedagógicos; XXIX.orientar, coordenar e acompanhar a efetivação de procedimentos didático-pedagógicos referentes à avaliação processual e aos processos de classificação, reclassificação, aproveitamento de estudos, adaptação e progressão parcial, conforme legislação em vigor; XXX.organizar as reposições de aulas, acompanhando junto à direção as reposições de dias, horas e conteúdos aos discentes; XXXI.orientar, acompanhar e visar periodicamente os Livros de Registro de Classe; XXXII.organizar registros de acompanhamento da vida escolar do aluno; XXXIII. organizar registros para o acompanhamento da prática pedagógica dos profissionais do estabelecimento de ensino; XXXIV. solicitar autorização dos pais ou responsáveis para realização da Avaliação Educacional do Contexto Escolar, a fim de identificar possíveis necessidades educacionais especiais; XXXV. coordenar e acompanhar o processo de Avaliação Educacional no Contexto Escolar, para os alunos com dificuldades acentuadas de aprendizagem, visando encaminhamento aos serviços e apoios especializados da Educação Especial, se necessário; XXXVI. acompanhar os aspectos de sociabilização e aprendizagem dos alunos, realizando contato com a família com o intuito de promover ações para o seu desenvolvimento integral; XXXVII. acompanhar a freqüência escolar dos alunos, contatando as famílias e encaminhando-os aos órgãos competentes, quando necessário; XXXVIII. acionar serviços de proteção à criança e ao adolescente, sempre que houver necessidade de encaminhamentos; XXXIX. orientar e acompanhar o desenvolvimento escolar dos alunos com necessidades educativas especiais, nos aspectos pedagógicos, adaptações físicas e curriculares e no processo de inclusão na escola; XL.manter contato com os professores dos serviços e apoios especializados de alunos com necessidades educacionais especiais, para intercâmbio de informações e trocas de experiências, visando à articulação do trabalho pedagógico entre Educação Especial e ensino regular; XLI.assegurar a realização do processo de avaliação institucional do estabelecimento de ensino; XLII.manter e promover relacionamento cooperativo de trabalho com colegas, alunos, pais e demais segmentos da comunidade escolar; XLIII.zelar pelo sigilo de informações pessoais de alunos, professores, funcionários e famílias; XLIV.elaborar seu Plano de Ação; XLV.cumprir e fazer cumprir o disposto no Regimento Escolar. PLANO DE AÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA 1- OBJETIVOS
2- PRINCÍPIOS ORIENTADORES O papel do professor pedagogo é o de conduzir o trabalho pedagógico da escola conforme as necessidades e expectativas dos educandos que atende, sendo fundamental que a escola realize seu trabalho com qualidade, cumprindo sua função e seu compromisso social no desenvolvimento de ações que visem superar todas as dificuldades. O professor pedagogo é um profissional que lida com fatos, estruturas, contexto e situações referentes à pratica educativa em suas várias modalidades e manifestações. A função do pedagogo está relacionada a todas as atividades de aprendizagem e de desenvolvimento humano, seja em crianças, jovens, adultos e funcionários, etc. Todo trabalho educativo deve estar em consonância com o perfil da escola, a qual deve estar preparada para acompanhar a evolução do conhecimento e o professor pedagogo tem papel fundamental no decorrer do processo educacional. Um plano de ação pedagógica bem estruturado tem grandes chances de sucesso no desenvolvimento do ensino-aprendizagem. A equipe pedagógica acompanhará o processo de ensino atuando junto aos alunos, professores e pais, no sentido de analisar os resultados da aprendizagem, visando a sua melhoria. 3- AÇÃO
4- DETALHAMENTO O plano de ação contará com a participação de todos os alunos, direção, professores, funcionários e comunidade, objetivando aprimorar a capacidade de integração da escola. Hoje, mais do que nunca, o professor pedagogo, torna-se imprescindível no conjunto das ações educativas, que assume a função de acolher e orientar o educando para que tome consciência da realidade que o envolve para crescer como cidadão, consciente de seus deveres e responsável pelo seus atos. É necessário criar condições para que os professores sintam-se mais criativos e confiantes em seu potencial, elevando a sua auto estima, oferecendo-lhes oportunidades de crescimento fazendo de seu trabalho um local onde sintam-se bem e desempenhem suas atividades com prazer e dinamismo, levando-os a repensar e valorizar o seu trabalho, reconhecendo a importância de se “fazer bem feito”, de se fazer grande com paixão. 5 - CONDIÇÕES Humanas:
Físicas:
Didáticas:
6- RESPONSÁVEL As responsáveis por este plano de ação são as professoras pedagogas da Escola Estadual Profª Maria Ignácia contando com a colaboração da direção, APMF, Conselho Escolar, docentes, discentes e funcionários. 7- CRONOGRAMA Será desenvolvido durante o ano letivo:
|